❤🌷🌷🌷(◠‿◠)🌻"O ensino que realmente causa impacto em quem o recebe não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro."❤🌷🌷🌷(◠‿◠)🌻 HOWARD HENDRICKS

Pessoas especiais que acompanham o meu trabalho:

domingo, setembro 18, 2011


Projeto Primavera.

0
CRÉDITOS: http://blig.ig.com.br/maeducacao/2009/03/12/projeto-primavera-educacao-infantil/


Projeto Primavera:

JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS: 
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDO: 
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.
MATERIAS UTILIZADOS: 
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.
CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.
AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA: 
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.
- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pot-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. (Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores)
- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc – também é uma opção. (Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol)
- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente… Todos os alunos executam o trabalho artístico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.


- Jardineira:
- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera – é simpático e as crianças amam.
- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as crianças montarem como pais em casa também.
- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.

 

Mais idéias…

Sugestão I:
Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho.Explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.
 Sugestão II:
Que tal iniciar com algumas musicas infantis?
Um passeio pelo jardim florido… mostrando alguns cuidados com as plantas…
Que tal contar historias e depois pedir q desenhem… fazer dobradura e dar a eles.
Trabalhar junto as cores da natureza… montar um cartaz com td qto é tipo de flor e fazer colagem…
sao algumas ideias..espero ajudar


Pode trabalhar com um desfile

meninos e meninas!!
Trabalhar cantigas de roda e outras
a linda rosa juvenil, onde está a margarida,
o cravo e a rosa etc.
 
Então fiz assim na escola q trabalho(todas as professoras)
fizemos moldes de flores de diversos tamanhos(ou vc faz da grande e vai diminuindo,ou cada profa faz uma de um tamanho)a minha era grande…em papel canson fizemos as flores com miolo amarelos e fizemos um mobile(contendo 4 flores em cada um ,com distancia entre as flores de mais ou menos 10 ,15 cm)enfeitamos a escola inteira assim e colocamos umas borbolestas a entrada ficou linda e é super pratico e rapido de faz(ahh a linha utilizada para fazer o mobile,foi linha de pesca,e em cada flor dava-se um nó para ela não escorregar para a de baixo)
Espero ter ajudado,as crianças levarão uma flor igual a q colocamos no mobile,só q num palito de churrasco..e com as crianças,fizemos um cartaz(com 2 cartolinas onde eles colocavam bolinhas de papel no caule da arvore,etc>>e uma maquete/a maquete foi feita pela escola inteira)alunos e profs)
Idéia da Andreia Catarina:
Vamos fazer a dramatização…”Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho…voou,voou,voou…E a menina que gostava tanto do bichinho…chorou, chorou,chorou…Sabiá fugiu pro terreiro, foi morar lá no abacateiro, e a menina pois-se a chamar :-Vem cá sabiá,vem cá. Sábia respondeu de lá:-Não chores que vou voltar…
Idéia da Lú:
Tem uma histórinha da minhoquinha dorminhoca e tb tem até música da primavera,o site é www.papacaio.com.br e tb tem a música da margarida.Um abraço espero que tenho ajudado

Poesias:

1)- NO JARDIM
HELENA PINTO VIEIRA
JARDINEIRO, JARDINEIRO
VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORES
LINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO
2)- PRIMAVERA
CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES
A PRIMAVERA EXPLODIU
EM FOLHAS E CORES NOVAS!
QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU
MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS…
3)- PRIMAVERA
(autor desconhecido)
O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR

LINDA PRIMAVERA

COMO VOCÊ É LINDA
É A PRIMAVERA
NO JARDIM DA BEM VINDA
HÁ FLORES LINDAS E BELAS.
NA PRIMAVERA
SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS
A NATUREZA IMPERA
NO SÍTIO DO ROSALVO.
O AR FICA CHEIROSO
FAZ BEM PARA AS NARINAS
TUDO SE TORNA FORMOSO
PARAÍSO DAS MENINAS.
LINDA PRIMAVERA
COM PÉTALAS A ABRIR
A COISA MAIS SINGELA
QUE PODEMOS ASSISTIR.
ÉPOCA DE ALEGRIA
QUE TRANSMITE MUITA CALMA
NADA DISSO EXISTIRIA
SE NÃO HOUVESSE A ALMA.
DESABROCHAM LINDAS FLORES
E CHEIROSAS TAMBÉM
DE ONDE SURGEM OS FRUTOS
E EXCELENTES ARES CONTÊM.

 

Sugestão de Móbile:
Materiais: 




  • papel seda (para a flor)
    arame


  • barbante



  • papel cartão (para as folhas)



  • tesoura


Acompanhe as imagens e veja como se faz: 


  1. com o papel seda dobre de um lado para o outro com gaita;


  2. amarre o centro com arame;


  3. arredonde as pontas;


  4. separe cuidadosamente as pétalas.

 a flor ficará assim:


 passe o barbante pelas folhas através de um pequeno orifício que você fará entre as folhas e dê um entre elas:

 amarre também as flores, alterne flores e folhas no barbante:


 

0 comentários:

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar, Jo.

My Family.