❤🌷🌷🌷(◠‿◠)🌻"O ensino que realmente causa impacto em quem o recebe não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro."❤🌷🌷🌷(◠‿◠)🌻 HOWARD HENDRICKS

Pessoas especiais que acompanham o meu trabalho:

quarta-feira, janeiro 12, 2011


Sugestão de Plano de Aula para o 1° dia de Aula

0

1) Acolhida:

Mensagem de boas-vindas:




Fazer o melhor significa
esforçar-se para,
por onde se passa,
deixar marcas de alegria
 e de otimismo,
sempre com o espírito
de solidariedade e
de compreensão.


Que bom que você está aqui conosco!

Vamos nos divertir muito juntos!



2) Integração:

Entregar um balão para cada aluno e colocar dentro um papel com o seu nome. Solicitar que o encham pensando nos seus desejos para 2011.

Ao som de uma música animada, brincar com os balões descontraidamente. Todos devem trocar de balão, jogando-o para cima. Parar a música diversas vezes e dar uma ordem para ser executada em cada pausa:

    a) Balão em cima da cabeça
    b) No meio das pernas
    c) Na mão direita/esquerda
    d) Nas costas
    e) Ombro com ombro (em duplas)
    f) Joelho com joelho
    g) Etc...

No final da brincadeira, estourar o balão e ler no papelzinho o nome do colega em voz alta, dizendo uma palavra que comece com a mesma letra. Por exemplo:

    "Eu peguei a Ana e ela é Alegre.
    O Beto é bonito."


Depois que todos leram, pegar o papel com o seu nome, identificar a letra inicial e o número de letras. Formar grupos de crianças que tenham:

    a) A mesma letra inicial
    b) O mesmo número de letras
    c) Mesmo número de sílabas
    d) Mesma letra no final do nome
    e) Etc...

Fazer o cartaz da turma, colando os nomes em ordem alfabética.

Fazer a identificação do caderno e registrar o cartaz, destacando a letra inicial e o número de letras.

Organizar o Bingo do Nome. Cada um escreve seu nome em uma cartela de papel. A professora sorteia as letras e os alunos identificam, pintando as que estão em seus nomes. Quem completar ganha uma bala. Prosseguir até que todos completem suas cartelas.

3) Artes:

Desenho livre (para a professora fazer a avaliação).

4) Hora da leitura:

Apresentar o Cantinho da Leitura e entregar uma cópia da seguinte poesia para cada um:


NOME DE GENTE

                                                                    Pedro Bandeira

Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?

Eu não gosto do meu nome,
não fui eu quem escolheu.
Porque se metem
com um nome que é só meu!

O nenê que vai nascer
vai chamar como o padrinho
vai chamar como o vovô,
mas ninguém vai perguntar
o que pensa o coitadinho.

Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
se eu escolhesse o nome dele!

Quando eu tiver um filho
não vou por nome nenhum!
Quando ele for grande
ele que procure um!

Do livro Cavalgando o arco-íris, Ed. Moderna.



Fazer a leitura e localizar o título, autor e o livro de onde a poesia foi retirada (se a Biblioteca da escola tiver um exemplar, apresentá-lo aos alunos). Conversar sobre o que acharam, o que ele fala, e se concordam ou não com as idéias.

Colar no Caderno de Leituras que será montado durante a Escola de Férias.

5) Atividade operatória:
Realizar a seguinte atividade para verificar o nível de escrita dos alunos:



6) Para casa:

Perguntar para a família qual é a origem do seu nome.


Fonte:http://bloguinfo.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar, Jo.

My Family.